-
Arquitetos: El Equipo Creativo
- Área: 100 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. No idioma Quechua, falado em algumas partes do Peru, Pakta significa "união"; neste caso a união de duas culturas e suas respectivas cozinhas. O projeto de interiores concebido por El Equipo Creativo surge desta mesma ideia, considerando que a cozinha japonesa é a base da gastronomia nikkei, porém, envolvida em sabores, cores, tradições e ingredientes peruanos. Com isso em mente, os elementos básicos do restaurante, como o bar, a cozinha e o mobiliário, foram projetados com referência na arquitetura das tradicionais tavernas japonesas.
Uma explosão de cores que evocam a cultura peruana permeiam o espaço. Esta "segunda pele" cromática oferece uma surpreendente combinação de cores que contrastam com o austero design japonês.
O resultado final unifica a reinterpretação destas duas culturas - peruana e japonesa - através do uso de seus elementos mais emblemáticos e tradicionais, criando uma solução visualmente forte, porém equilibrada. As reduzidas dimensões do lugar fizeram da otimização espacial uma das principais diretrizes do projeto. As áreas de trabalho são divididas em três zonas:
Na entrada, o bar de saquê e pisco age como um filtro entre o interior e o exterior. Trata-se de uma estrutura tridimensional que serve de filtro visual e estande para os produtos.
Anterior à área de jantar está o sushi bar. Estruturalmente, este é completamente antagônico ao bar de saquê e pisco, composto por três blocos de pedra pesados e luminosos sobre os quais o sushiman trabalha, servindo as pessoas que se sentam à sua volta. A ideia de dividir o bar em três "pedras" separadas e elevadas ajuda a controlar a escala reduzida do lugar e cria uma sensação de levitação entre as pesadas pedras. Fechando o lugar, ao fim da área de jantar, está a cozinha, concebida como uma caixa luminosa que permite aos cozinheiros observar o bar através de uma superfície de vidro com diferentes níveis de transparência.